Tabela de conteúdos

Pupunha - Bactris gasipaes

A pupunha (Bactris gasipaes) é uma palmeira da família Arecaceae. A espécie é nativa da região amazônica, onde é conhecida popularmente pelos nomes pupunheira e pupunha-verde-amarela. Uma planta da família Arecaceae (antiga Palmae, da carnaúba, babaçu e açaí), da qual se aproveitam diversos aspectos: frutos e palmito como alimento; palhas em cestaria e em cobertura de habitações; flores como tempero; estipe em artesanato e construções; e as amêndoas para extração de óleo. É há séculos consumida como alimento pelas populações nativas da América Central até a Floresta Amazônica. Os frutos da pupunheira também podem ser aproveitados para a preparação de sucos, sorvetes e consumidos cozidos em água e sal, tendo sabor semelhante ao milho verde. O palmito de pupunheira, tem sabor agradável, macio, nutritivo e baixo teor calórico. (Wikipedia) upload.wikimedia.org_wikipedia_commons_thumb_1_16_pupunha_28bactris_gasipaes_29_11.jpg_250px-pupunha_28bactris_gasipaes_29_11.jpg

Características

A pupunha é uma palmeira que pode atingir até 25 m de altura com 10 a 25 cm de diâmetro. A planta forma uma touceira com até 15 perfilhos espinhosos. Morfologicamente a pupunha possui folha pinada, com disposição das pinas irregularmente agrupadas em diferentes ângulos, lineares e numerosas. Inflorescência intrafoliar, ramificada. Brácteas do pedúnculo espinescentes. Fruto obovoide a ovoides, amarelado, laranja, vermelho. A planta é polinizada por gorgulhos e besouros. Frutifica grandes cachos em cinco anos em condições naturais, reduzindo à metade o tempo em condições especiais de cultivo.

Época de frutificação e florada

A floração ocorre entre agosto e outubro e a frutificação entre dezembro e março, raro em abril. Indivíduos podem reproduzir fora do período de safra em períodos com chuvas mais abundantes e solos mais ricos em nutrientes. A pupunha produz cerca de 5 a 10 cachos por ano. No período mais chuvoso chegam a produzir 25 cachos por ano. Cada cacho de pupunha pesa entre 2 a 12 quilos e contém aproximadamente 100 frutos, podendo atingir até 400 frutos por cacho. Uma pupunheira pode produzir de 10 a 120 quilos de fruto.

Cultivo

Por sementes.

Aves atraídas pela planta

Psitacídeos, principalmente.

Ocorrência

De origem nativa e não endêmica do Brasil, está distribuída geograficamente pelos estados do Norte (Acre, Amazonas, Pará, Rondônia), Centro-Oeste (Mato Grosso) estando presente pelo domínio fitogeográfico Amazônico. Ocorre em áreas antropizadas, em floresta de terra firme e ombrófila (=floresta pluvial).

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pupunha https://www.infoescola.com/plantas/pupunha/